Regulamento








XII Festival de Cenas Curtas
2012

APRESENTAÇÃO
O Festival de Cenas Curtas, que habitualmente vem sendo realizado na Vila Histórica de Paranapiacaba (Santo André-SP), será, neste ano, realizado na cidade de Ribeirão Pires. Um dos propósitos do Festival é possibilitar que, a partir do encontro entre artistas, a comunidade local tenha, além dos tradicionais eventos que ocorrem em seu entorno, novas experiências e contato com as artes cênicas. A cidade de Ribeirão Pires, nos últimos anos, vem sofrendo com uma carência e falta de atenção para as atividades relacionadas às artes cênicas. Ela se encontra limitada aos eventos culturais que estão em sua agenda oficial. A proposta do Festival de Cenas Curtas é de promover intercâmbios, não somente do meio artístico, mas também dos moradores da cidade. Entendemos que ações como essas são importantes para promoverem a circulação de novas ideias, tanto dentro da própria cidade, como no circuito artístico como um todo.
O Festival de Cenas Curtas vai para sua 12ª edição em 2012, completando, com isso, 11 anos. Desde sua primeira edição, em 2001, a ideia nasce com a necessidade de promover um encontro que levasse aos moradores (no caso, de Paranapiacaba) uma reflexão sobre as memórias daquela vila. Este evento sempre ocorreu na Semana do Ferroviário, devido a vila ser constituída por antigos operários da linha férrea Santos-Jundiaí. Em 2003, a participação na organização passou a ser, também, de artistas ribeirãopirense. Com o passar dos anos, a proposta se estendeu para além do resgate histórico, caminhando rumo a novas perspectivas.
Neste ano, o Festival será realizado em vários pontos da região central de Ribeirão Pires. Diferentemente das outras edições, esta propõe um circuito como estímulo para que as cartografias da cidade sejam pensadas e, por que não, redesenhadas.

OBJETIVO
Estimular, a partir da comunhão de artistas, a troca de experiências nas artes cênicas e de históricos artísticos, proporcionando, com isso, novos olhares que vão além das salas de ensaio e dos espaços convencionais de apresentação.
O Festival de Cenas Curtas, mais do que contemplar espetáculos cênicos,  deseja, com apresentações de cenas em torno de 15 minutos, partilhar as potencialidades de processos artísticos e levantar questões entre os participantes.

REGULAMENTO

O Festival de Cenas Curtas de 2012 acontecerá entre os dias 22 e 30 de setembro. Do dia 22 ao dia 28, serão propostas apresentações e atividades a serem divulgadas na programação. O REGULAMENTO a seguir refere-se aos dias 29 e 30 de setembro – dias em que serão apresentadas as cenas dos inscritos e selecionados.

1 – Inscrições

1a – Serão aceitas inscrições de cenas, nas áreas de teatro, dança, circo e performance, com duração média de 15 minutos.
1b – As inscrições serão devem ser realizadas entre 26 de julho e 11 de agosto de 2012, unicamente através do email : arca.inscricao@gmail.com, escrito no campo “assunto” INSCRIÇÃO CENAS CURTAS.
1c – Pede-se que as fichas de inscrição tenham o formato ‘doc’ (evitar ‘docx’) e sejam mandadas em anexo e não no corpo do email.
1d – No ato da inscrição, deve constar, obrigatoriamente, o local onde a cena será apresentada (escolher um dos pontos no item 3a a seguir)
1e – Cada grupo poderá se inscrever uma única vez.
1f – Cada artista poderá se inscrever uma única vez, havendo a possibilidade de ser participante de mais de um grupo, desde que este não seja o responsável pela inscrição do grupo.
1g – Para efetuar a inscrição, a ficha deve ser totalmente preenchida, sendo indispensável indicar o contato para possíveis dúvidas por parte da equipe organizadora.
1h – Aqueles que se inscreverem e forem selecionados e não puderem se apresentar no dia devem informar a equipe de organização até o dia 08 de setembro (2 semanas antes do início do Festival). A não participação sem o prévio cancelamento até esta data implicará em uma cobrança referente aos custos da participação do artista/grupo. Este aviso prévio é importante para que a equipe de organização possa reformular e divulgar as alterações da programação.

2 – Seleção
2a – Haverá seleção caso o tempo destinado às apresentações não comporte o número de inscritos, valorizando a diversidade das linguagens e artistas.
2b – Caso haja seleção, esta será feita por uma equipe formada por membros da ARCA – Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas.Os critérios da seleção serão baseados nas fichas de inscrição, que, por sua vez, buscarão informações do artista, de sua proposta e das conexões que este faz com os propósitos do Festival de Cenas Curtas.
2c – Caso haja, fica de antemão justificada a apresentação de uma cena feita por membros da ARCA, com a finalidade de demonstrar, também em forma de cena, a participação da associação no Festival de Cenas Curtas.
2d – Todos os inscritos serão avisados por email e/ou telefone sobre o resultado da seleção.

3 – Apresentações
3a - O Festival será realizado nos seguintes pontos da cidade de Ribeirão Pires: (clique nos links e veja a visualização aproximada do endereço de cada ponto)

01 – Teatro
02 – Praça (se estiver chovendo: palco)
06 – Rua do Comércio (se estiver chovendo: palco praça)
07 – Estação de trem (se estiver chovendo: palco praça matriz)
08 – Praça da Matriz (se estiver chovendo: palco)
09 – Fábrica de Sal (se estiver chovendo: ARCA)
10 – Escadaria Morro Santo Antônio (se estiver chovendo: ARCA)
11 – ARCA

A programação das cenas será pautada na ordem dos pontos mencionados, sendo que os pontos de 01 a 06 serão locais das apresentações do dia 29 de setembro; e os pontos de 07 a 11 os das apresentações de 30 de setembro.

(Este cronograma poderá ser alterado e ser divulgado oficialmente na programação)

3b – Nos dias de apresentação das cenas, 29 e 30 de setembro, os grupos/artistas participantes comprometem-se em chegar com antecedência ao horário de suas apresentações.
3c – Uma vez que o Festival de Cenas Curtas idealiza a comunhão e a troca de experiências entre os artistas e suas linguagens cênicas, pede-se que todos acompanhem as apresentações desde o início e se programem para ficar até a finalização.
3d – Como uma das propostas do Festival de Cenas Curtas é a ocupação de espaços alternativos para apresentações, a responsabilidade de danos físicos, pessoais e do espaço, assim como os equipamentos que,   por ventura, forem utilizados, é do artista/grupo a se apresentar.
3e – Busca-se a cooperação por parte dos artistas para que a passagem
de uma cena para outra seja orgânica e eficaz. Por este motivo, pede-se que haja bom senso perante o tempo, a utilização de equipamentos,
que devem ser conferidos e afinados antes do início de todas as apresentações (isso quando o equipamento for pessoal).
3f – Equipamentos fornecidos pela ARCA: projetor, telão, microfone convencional com fio e pedestal, rádiocicleta (triciclo com equipamento de som integrado), mesa e caixas de som , cadeiras e uma mesa de bar.
Aqueles que forem utilizar algum desses equipamentos precisam, obrigatoriamente, solicitar na ficha de inscrição para que a equipe organizadora possa fazer planejamentos prévios.
3g – Todas as imagens e sons do Festival, tanto os fornecidos na inscrição, quanto os que forem registrados no dia, serão utilizados futuramente. A validação da inscrição efetiva a concordância do uso de imagem e som.

4 – Disposições finais
4a – A equipe de organização agendará em um dia do mês de setembro, anterior ao início do Festival, uma reunião com os artistas/grupos selecionados. Este encontro terá como objetivo resolver questões relacionadas à produção; além de ser um momento em que os artistas/grupos poderão conhecer pessoalmente os locais de suas apresentações.
4b - Uma vez que as apresentações das cenas serão divididas em 2 dias, a ARCA tentará fazer com que sua sede seja dormitório para os artistas entre esses dias.
4c – O Festival de Cenas Curtas não oferece ajuda de custo para os grupos/artistas envolvidos (assim como para a equipe de organização). Há uma disposição e vontade por parte da equipe de organização para que aconteça uma circulação artística na cidade de Ribeirão Pires. Esperamos que essa mesma disposição e vontade também estejam presentes nos artistas/grupos para mostrarem seus trabalhos. Este Festival sempre aconteceu sem recursos que possibilitassem o pagamento de ajudas de custo e esperamos que as p´roximas edições sejam diferentes com relação a este quesito.
4d – A equipe de organização ficará responsável pela alimentação dos artistas/grupos durante esses dois dias.
4e – Dúvidas podem ser retiradas através de email (arca.inscricao@gmail.com, com o tema: DÚVIDA - CENAS CURTAS) ou por telefone (11-4824-1884).
4e – A finalização e divulgação da programação estão previstas para o dia 22 de agosto.